sexta-feira, 31 de maio de 2013

Desemprego na Europa e Portugal.

 Atenção,o desemprego na Europa começa a aumentar consistente e ameaçadoramente.Veja-se notícia de hoje da BBC.Não se pode afirmar que a culpa é directamente da moeda única,do Euro.Mas,pode-se afirmar que alguma da responsabilidade,ou toda,é da política de austeridade que está a ser imposta à zona Euro e à falta de flexibilidade das políticas económicas nacionais.E assim,indirectamente,o Euro é responsável pelo desemprego porque retirou aos países a capacidade de terem políticas monetárias e cambiais próprias,e agora também políticas fiscais.Ao entregar-se toda a condução económica ao Banco Central e a um Directório dirigido pela Alemanha,retirou-se a flexibilidade nacional.A capacidade de combater o desemprego em cada país.O governo português não combate o desemprego em Portugal  porque não tem qualquer instrumento para isso.Não é uma questão de sadismo ou de neo-liberalismo.Nada disso.O governo português não combate o desemprego porque não pode.Não tem como.Essa é a realidade.E essa realidade advém da entrada no Euro e da perda imediata da soberania monetária e da capacidade para ter política monetária e cambial ( e fiscal como se está a ver).
  E o Desemprego ,a par com a inflação são os fenómenos económicos perigosos.Maus.É muito mais importante combater o desemprego do que equilibrar o déficit.Porque muito desemprego pode implicar uma revolução e o fim de um regime.

2 comentários:

  1. Só gostava de saber porque é que este artigo tão interessante tem, no FB, a fotografia de um tipo a rir, muito bem disposto...

    ResponderEliminar
  2. O tipo a rir é quem escreve o post e infelizmente o facebook captura sempre essa foto.Também preferia não aparecer sempre a rir.

    ResponderEliminar