sábado, 11 de maio de 2013

O mais importante juiz quer sair do euro.

 Noronha do Nascimento afirmou hoje ao Expresso que Portugal deve sair do Euro,acompanhado por outros países do Sul e também falou do perigo trazido pelo ressurgimento prussiano.
 Noronha do Nascimento é juiz e Presidente do Supremo Tribunal de Justiça.É o mais importante juiz do país.As afirmações dele são muito importantes por vários motivos:
  1-O Presidente do STJ é uma pessoa inteligente e que pensa e não um desses borra-botas que andam para aí a falar sobre tudo.
  2-É a quarta figura do Estado e lidera um dos poderes do Estado-o poder judicial.Nessa medida,é a primeira vez que um dirigente da República Portuguesa defende a saída do Euro.
  
  Com muita imodéstia chamo a atenção para o meu livro "Helicópteros com Dinheiro-Sair do Euro,da Crise e Mudar o Estado" em que defendo exactamente o mesmo.A saída do Euro acompanhada pelos países do Sul (p.46 e 47) e a Questão alemã( p.66-67).

2 comentários:

  1. César das Neves que também é um respeitável professor de Economia afirmava que essa conversa de sair do euro é um disparate. No dia em que os investidores se convencessem que Portugal iria sair do euro , o dinheiro começava a fugir lá para fora e ninguém mais investia cá um tostão . A quarta figura do estado dizer isso é pouco prudente. Assim como é pouco prudente o acordão do TC que impede cortes do 13 mês. Eu não sou economista..,mas acho que o país vai num caminho perigoso. Se sairmos do euro, segundo louçã, hà uma desvalorização de 50% de pensões , salários e aforro. E depois ? Eu acharia mais prudente tentar solução de desvalorização interna, com baixa de salários , pensões por forma a melhorar as finanças do estado e promover as exportações. Mas essa é a tal austeridade que as instituições rejeitam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vejo três alternativas,e uma delas é a saída do euro.A outra é a prossecução da política de desvalorização interna-que pode dar resultado e é a favorita de Gaspar,e a terceira é a solução monetária-emissão de moeda e abaixamento de impostos,que é a seguida nos EUA e agora no Japão.Todas têm problemas.As políticas assentes na moeda podem implicar a fuga de capitais,a inflação.A desvalorização interna implica desemprego e recessão.Também li o artigo de César das Neves,que aliás aprecio muito.

      Eliminar